Vera Cruz Residence

Tudo o que você precisa saber sobre morar em Aveiro

Morar em Aveiro, em Portugal é ter a certeza de viver em um local agradável e ter acesso a belas paisagens onde quer que vá. Afinal, a cidade recebe as águas do centro do país e é conhecida como a “Veneza portuguesa”.

A Ria de Aveiro já foi fonte de inspiração para José Saramago, um dos mais populares escritores locais de todos os tempos. Ela é descrita como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.

Uma das principais características de Aveiro é a presença de gôndolas, o que a faz ser chamada de “Veneza portuguesa”. Foto: Michel Mondadori

O local é bonito de todas as maneiras: seja em uma caminhada, um passeio de bicicleta, através de seus lugares mais visitados ou mesmo de seu centro. Os visitantes se encantam e, para seus moradores, essas são algumas razões para se ter uma excelente qualidade de vida.

A seguir, você terá um guia completo para morar em Aveiro, essa belíssima cidade de Portugal. E saberá seu custo de vida, infraestrutura – inclusive para estudantes – e seus melhores bairros.

Qual o custo de vida em Aveiro?

Em comparação com outras localidades portuguesas, Aveiro tem um custo de vida bem menor, principalmente quando se fala de Porto e da capital, Lisboa. Isso acontece pelo fato de a cidade estar no centro do país.

Para um casal, as despesas com alimentação são de 250 euros mensais em média. Evidentemente, esses valores podem variar de acordo com um conjunto de fatores, principalmente estilo de vida.

Contas como água, energia e gás podem ter um valor aproximado de pouco mais de 100 euros por mês. Já uma linha telefônica tem um custo de cerca de 60 euros, pelo mesmo período. O valor inclui internet e TV paga.

Você já viu que morar na cidade portuguesa de Aveiro é estar em contato com uma bela paisagem e praias. O que torna a localidade ainda mais atrativa é o fato de não haver escassez de imóveis, tanto para aluguel quanto para compra.

Se preferir a primeira opção, um apartamento de três quartos gera uma despesa de 600 euros mensais. Pela metade do preço, é possível alugar um imóvel mais compacto, de apenas um quarto. Se você prefere contar com mais uma acomodação, totalizando dois, o preço do aluguel gira em torno de 450 euros.

É importante lembrar que a grande maioria das casas e apartamentos disponibilizados é mobiliada. Sendo assim, é um aspecto que você não precisa se preocupar ao morar em Portugal, principalmente em Aveiro.

No entanto, muitas pessoas preferem ter um imóvel próprio e não dedicar um valor mensal para o aluguel. Em Aveiro, um apartamento de um dormitório custa cerca de 70 mil euros, enquanto um de dois quartos tem valor de 800 mil euros, e um de três, 100 mil euros.

Vale ressaltar que os valores variam conforme o bairro, a idade do imóvel (assim como em qualquer lugar do mundo, as casas e apartamentos mais novos valem mais) e se as instalações já têm alguma mobília.

Já em relação ao transporte, o custo é praticamente zero. Aveiro é uma cidade praiana e de pequeno porte, logo, a bicicleta é um meio de locomoção muito usado. As caminhadas também se fazem presentes, uma vez que a cidade é plana. O transporte público é um dos principais pontos de reclamação dos seus moradores.

O lazer também é um ponto que merece destaque. A cidade possui diversos locais para comer e beber, cujos preços podem variar de 10 a 20 euros por pessoa. Nesses restaurantes, é possível apreciar a culinária local.

Quanto aos estudos, os preços das creches e escolas variam muito, como no Brasil. Isso depende do currículo oferecido, bairro onde está localizado, entre outros pontos.

Para se ter bons serviços no que diz respeito a saúde, é importante dizer que Aveiro deixa um pouco a desejar. As filas são grandes, tanto em hospitais quanto em outros postos. O atendimento de urgência e alguns serviços costumam ser pagos.

Quais são os melhores bairros?

Aveiro tem várias opções de bairros que agradam todos os tipos de pessoas. Foto: Svetlana Travel

Assim como qualquer outra cidade, os bairros da cidade portuguesa de Aveiro têm suas peculiaridades e escolher um para morar pode trazer vantagens ou desvantagens. Você verá agora os locais que são considerados os melhores.